Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Instalação do Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

O Ubuntu é uma das melhores distribuições Linux encontradas no mercado, suas facilidades fazem com que ele seja a distribuição mais utilizada no mundo. Por ser voltado para pessoas que não possuem um conhecimento avançado em informática a sua instalação é bem simples e intuitiva, e em modo gráfico.
Como muitas pessoas encontram dificuldades em sua instalação, a seguir se encontram os passos para se instalar o Ubuntu 10.10.

Instalação

O primeiro passo é particionar o HD, de o boot pelo CD de instalação do Ubuntu, escolha o idioma "Português do Brasil" e vá em "Experimentar o Ubuntu".


Vá em Sistema - Administração - Editor de partições Gparted, como estou instalando na maquina virtual o HD não possui nenhuma partição criada, caso você tenha outros sistemas operacionais suas partições irão aparecer no gráfico.
O Gparted é uma ferramenta muito simples, totalmente gráfica, com ele você pode redimencionar as partições já existentes e criar novas partições.
É aconselhavel criar 3 partições para o Linux, uma partição para a raiz do sistema, uma para a  /home e uma para a swap.
Selecione a área do HD não alocado e vá em criar "Criar uma nova partição no espaço por alocar selecionado"






Selecione o tamanho da partição, para a /home e para a raiz em "Sistema de de arquivos escolha" escolha ext4, e linux-swap para a memória virtual. Aconselha-se que a raiz do sistema tenha no mínimo 5gb e a swap tenha o dobro da memória RAM do computador, para quem possui  2gb ou mais de memória RAM não é necessário uma swap grande.


Após criar todas as partições vá em "Aplicar todas as operações".






De um duplo clique no ícone de instalação do Ubuntu no Desktop e escolha o idioma de instalação. Na tela seguinte é verificado as condições de instalação, é possível optar por atualizar o sistemas e baixar alguns plugins durante a instalação, deixe as opções desmarcadas e avance para a próxima tela.


Na próxima tela escolha a opção "Especificar particionamento manualmente" e vá em avançar. Caso você possua outros sistemas operacionais instalados esta etapa requer um pouco de cuidado, de um duplo clique sobre a partição que será a raiz do sistema, em  "Usar como" escolha o tipo de arquivo ext4, marque a opção para formatar a partição e em "Ponto de montagem" escolha "/" e clique em "OK", faça o mesmo para a partição home, e em "Ponto de montagem" escolha "/home", para a swap não é necessário.


Agora escolha a opção "Instalar agora", nas próximas telas escolha o fuso horário e a configuração do seu teclado, em seguida algumas informações como o seu nome e sua senha, em seguida avance e espere a instalação terminar.


Assim que terminar a instalação reinicie o computador para utilizar o Ubuntu.





2 comentários:

  1. A então saiu o tão aguardado!
    Parabéns já pelo tutorial Luis

    ResponderExcluir
  2. obrigado, saiu sim, estou gostando bastante do Ubuntu 10.10, vale a pena instalar.

    ResponderExcluir